segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Erros de português podem anular uma boa argumentação na redação do Enem? Descubra

Descubra o quanto seus erros ortográficos podem prejudicar sua nota na redação do Enem


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Não se preocupar com a ortografia pode descontar sua nota na redação, mesmo que você desenvolva uma boa argumentação
Vivemos num mundo em que a tecnologia impera juntamente com algumas ferramentas que facilitam nossas vidas, como o corretor automático. Digitar tudo no computador ou no smartphone sem se preocupar com a ortografia é quase uma dádiva, certo? Errado.



Às vésperas do Enem 2014, não se preocupar com a ortografia pode descontar sua nota na redação, mesmo que você desenvolva uma boa argumentação. Segundo a professora do Cursinho da Poli, de São Paulo, Andrea Lanzara, “há casos em que alunos conseguem trabalhar bastante com a estrutura, a coesão, a articulação e a relação dos nexos gramaticais, mas que tem uma série de erros de ortografia. Se o problema é recorrente, a nota vai sendo descontada cada vez que o problema aparecer.”
Ficou preocupado? Pois saiba que é comum cometer alguns deslizes durante a prova e os examinadores tem consciência disso. Por isso, a professora assegura que “se o problema não for recorrente, ele pode passar sem ter implicação nenhuma.”

Dessa forma, ao terminar a redação, releia-a. Confira se você cometeu não apenas erros de ortografia, mas também erros de pontuação. Fazendo isso, você consegue salvar preciosos pontos para a sua nota final. E, convenhamos, esse pequeno esforço valerá muito a pena no ano seguinte, certo?