segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Por onde eu começo a prova do Enem?

Se você está na dúvida se começa a prova pela redação ou pelos testes, veja a dica de uma professora e decida o que fazer


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Organização é essencial para que o aluno administre bem seu tempo durante a prova do Enem
Organização é essencial para que o aluno administre bem seu tempo durante a prova do Enem, sobretudo no que diz respeito ao segundo dia, já que ele terá que responder 90 questões objetivas e ainda elaborar uma dissertação.


Como o tempo é curto e as obrigações são muitas, os alunos geralmente não sabem por onde começar. Se esse é o seu caso, você não tem com o que se preocupar. A Universia Brasil levou sua dúvida para a professora de redação do Cursinho da Poli, de São Paulo, Andrea Lanzara.

É comum que o estudante pense que ele deve fazer a redação inteira de uma vez ou então todas as questões testes. Contudo, segundo a professora Andrea, o estudante não deve seguir nenhuma 
dessas alternativas
. Para ela, a melhor opção é outra: “considerando o tempo, é importante uma leitura geral. Então, primeiro, ele deve ler atentamente a proposta, fazer um plano de texto e anotar as ideias principais dos excertos. Feito isso, ele deve fazer a prova e, ao mesmo tempo, amadurecer aquelas ideias. Só depois de metade da prova feita, ele desenvolve a proposta de redação”, explicou.

Para isso, controle bem o seu tempo: não perca tempo com questões que você não sabe a resposta. Marque-as para resolvê-las mais tarde, depois de responder aquelas que você tem certeza da resposta. Além disso, uma boa dica é ir com um relógio no pulso para ver quanto tempo falta para o final da prova. Mas, não se esqueça: o Enem não permite aparelhos digitais, ou seja, leve um relógio analógico.